Rafael Ferreira

Presidente

Especialista e entusiasta em Gestão de Projetos, Processos e Estratégia Empresarial, com mais de 10 anos de experiência em transformação e estruturação organizacional.

Responsável pela implantação e gestão de escritórios de projetos (PMO) e escritórios de processos (BPMO) em empresas de segmentos diversos.


Além da atuação estruturante destas áreas, destaca-se a gestão do portfólio e de seus projetos estratégicos.

Marina Tonini Dazzi

Diretora Administrativo e Financeiro

Formada em Engenharia Civil, possuo especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possuo certificações renomadas como PMP (Project Management Professional), PMI-ACP (Agile Certified Practitioner) e DASM (Disciplined Agile Scrum Master).

Na área profissional, atuo como Gerente de Projetos em Tecnologia na Unimed Vitória, tendo colaborado com renomadas empresas como Vale, Banestes, Grupo Águia Branca, Autoglass e Lorenge. Meu foco sempre foi a implementação das melhores práticas de gestão de projetos.

Estou continuamente comprometida com o avanço e promoção do gerenciamento de projetos. Desde 2017, sou voluntária ativa no PMI-ES. Já desempenhei funções nas diretorias de Eventos e Educação, atuei como diretora de Relações Institucionais e, atualmente, ocupo o cargo de diretora Administrativa e Financeira, contribuindo em várias ações estratégicas do capítulo.

Artur Guidoni Gomes Pereira

Presidente Anterior Imediato

Formação em Gestão de TI, MBA em Gestão de Projetos pela UVV. Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, com mais de 13 anos de experiência em projetos de TI e negócios, atuando no setor de consultoria global.

Experiência em empresas multinacionais atuando em diversos ambientes, com habilidades em TI. Combinando o background corporativo com o MBA, inovação e conhecimento adquirido.

Experiência internacional remotamente, trabalhando com projetos em diversas áreas como data center, infraestrutura, segurança eletrônica, virtualização, ERP, VOIP, e-commerce e outros. Desenvolver e gerenciar equipes enquanto no gerenciamento de projetos, seguindo as práticas do PMI, ITIL.

Possui várias certificações, tais como: MCP, MCSDT e PMP®.
Criador do preparatório para certificação PMP® e CAPM do PMI-ES.

Scheila Lagass

Vice Presidente e Diretora do EGPP

Certificada PMP® (Project Management Professional), PRINCE2 Practitioner, Mestre em Administração pela UFES, Especialista em Gerenciamento de Projetos e Bacharel em Administração de Empresas.

Voluntária do PMI-ES desde 2012. Experiência em elaboração de Planejamento Estratégico, implantação e transferência de modelo de gestão de projetos no setor público, experiência em gestão de projetos em startup e empresas privadas, atuando em projetos diversos e atualmente em projetos de tecnologia.

Sandrelly Amigo Lopes

Diretora de Projetos de Impacto Social

Bióloga, Gestora, Consultora e Professora, possui duas Pós graduações e Mestrado na área ambiental (UFES), e MBA em Gestão de Projetos pela USP. Experiência de 25 anos na coordenação e na gestão de projetos socioambientais em empresas multinacionais, com reconhecimento pelos resultados alcançados através de premiações estaduais, nacionais e internacionais.

Já atuou em diferentes processos/especialidades: mineração, mineroduto, pelotização, siderurgia, hidrelétrica e áreas portuárias na gestão de projetos, licenciamento ambiental e sustentabilidade.

Atua também como docente em cursos de pós-graduação. Foi voluntária no terceiro setor na função de vice-presidente e atualmente é Diretora de Projetos de Impacto Social do PMI ES.
Possui várias certificações internacionais, tais como: PMP®, HCMBOK® e Project DPro.

Victor Binda Teixeira

Diretor de TI

Especialista em Gestão de Projetos com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando como facilitador de equipes e líder servidor, com foco em metodologias ágeis e comunicação eficiente.

Atualmente, Gerente de Projetos na Exed Consulting, apoiando equipes de Segurança da Informação, Arquitetura e Plataforma de Dados do Aché Laboratórios. Formado em MBA pela FGV, líder da turma GEPROJ42, e certificado PMP pelo PMI e ITIL Foundations pela EXIN.

Destaque para habilidades em liderança, construção de equipe de alta performance e realização de entregas excepcionais em seus projetos.

Vanessa Ogassavara

Diretora de Eventos

Engenheira de Software com 30 anos de experiência, minha carreira se consolidou no gerenciamento de projetos, processos, liderança e desenvolvimento de equipes, com atuação em multinacionais e diversas empresas nos setores de tecnologia da informação, telecomunicações e infraestrutura.

Atualmente, sou Supervisora de Suporte ao Negócio no Grupo Águia Branca e simultaneamente sirvo como Diretora de Eventos do PMI – ES. Minha liderança visa impulsionar a eficiência operacional e promover o desenvolvimento pessoal e profissional em ambas as organizações.

Como palestrante motivacional, treinamentos e workshops, sou voluntária, focada em inclusão jovem no mercado de trabalho, demonstrando minha paixão pelo crescimento de equipes, otimização de processos e contribuição social.

Fábio Ferreira

Diretor de Inovação e Novos Mercados

Químico, com 17 anos de experiência em P&D, sendo 10 dedicados à Inovação para a indústria. Minha carreira se consolidou no desenvolvimento de materiais funcionais e processos sustentáveis, gerenciamento de projetos, captação de fomento, desenvolvimento de parcerias estratégicas e liderança e desenvolvimento de equipes; com atuação em Centros de Pesquisa no Brasil e no Exterior.

É o fundador e, atualmente, o CEO da Startup UNLIMITEC e, simultaneamente, atua como Diretor de Inovação e Novos Mercados do PMI-ES. Minha experiência e dedicação visam impulsionar o crescimento sustentável e contínuo, fomentar parcerias e posicionar como referência em gestão da inovação, ambas as organizações.

Com foco em resultados e olhar atencioso aos membros do time, sou voluntário e pratico a liderança servidora, priorizando o crescimento e o desenvolvimento das pessoas com quem trabalho, buscando entender as suas necessidades e promover um ambiente de trabalho colaborativo e engajado.

Sou movido por desafios e acredito que é na colaboração entre as pessoas que está a chave para a sua superação!

Andreia Santesi

Diretora de Eventos

Gerente de Projetos de TI com ampla experiência em liderança e coordenação de projetos industriais de automação e tecnologia da informação. Trajetória inclui habilidades sólidas em gerenciamento de conflitos, negociação e trabalho em equipe, com foco na entrega eficiente de projetos.

Formação em Ciência da Computação e MBA em Gerenciamento de Projetos, respaldando meu conhecimento extenso da metodologia PMI e certificação em ITIL v3 e SAFe 6.0. Habilidades técnicas abrangem COBIT, MS Project 2003, SAP BASIS, e conhecimento profundo em metodologias ágeis, incluindo Microsoft DevOps, Confluence System Administration e Jira for Agile Teams.

Atuação como voluntária no PMI-ES, como Diretora e atuou como Gerente de Projetos do Preparatório para certificação PMP. A experiência solidificou competências em gerenciamento de projetos, gerenciamento de entrega de serviço (ITSM), incidentes e problemas (ITIL), além de fortalecer a capacidade de coordenar equipes e promover a inovação.

Carreira como Gerente de Projetos no PMI reflete o comprometimento com a gestão integral de projetos. Destaque na identificação proativa e mitigação de riscos, a promoção da colaboração entre stakeholders e partes interessadas, e a utilização eficaz de metodologias ágeis e tradicionais.

Como Scrum Master, realizada implementação bem-sucedida de práticas ágeis com uma equipe de 8 desenvolvedores, evidenciando uma liderança ágil, gestão DevOps e resolução de conflitos.

Liderança em projetos de integração de TI e automação na Vale S/A, assim como na gestão eficaz de projetos de desenvolvimento industrial na Arcelor Mittal, trazendo a versatilidade e capacidade de entrega de resultados em diferentes contextos.

Trajetória profissional complementada por certificações, imersões em inglês na Inglaterra, participação em workshops e atualizações em inteligência artificial e cibersegurança, com foco no comprometimento com o aprendizado contínuo.

Coisas boas acontecem quando você se envolve com o PMIES.

Junte-se a profissionais interessados no avanço e na disseminação das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos!